SCRIBUS, O SOFTWARE DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
- R. Xavier
- 1 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
O Scribus é um software de Editoração ou Diagramação Eletrônica (Desktop Publishing) de código aberto (Open Source), possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no PageMaker e no InDesign da Adobe. O software pode criar apresentações e formulários PDF animados e interativos como jornais, álbuns de fotografia, fotolivros, brochuras, cartazes e livros. O software tende a ser o mais simples e básico do que outros que são comercializados. Porém, ele atende bem às necessidades dos usuários.

O Scribus possui uma interface fácil e intuitivo e oferece recursos de Diagramação Profissional, com possibilidades para diversos layouts de páginas, criação versátil de PDF e suporte para uma grande quantidade de arquivos através de filtros de importação/exportação. O suporte a PDF inclui transparência, criptografia e uma grande quantidade das especificações do PDF 1.4 e X/3. Objetos interativos como campos, anotações, botões e marcadores também são suportados. Porém, ao iniciar o seu uso, é necessário a instalação do Ghostscript pela necessidade que as impressões e outros recursos funcionem corretamente e não tendo riscos de não ter documento como esperado.

Desenvolver mídias impressas exige um software próprio e eficiente. Mas o custo exorbitante de alguns softwares comerciais torna-se inviável a muitos usuários e as versões para demonstração expiram em poucos dias, perdendo assim, trabalhos já iniciados. Contanto, o Scribus consegue atender às necessidades com ótimos recursos e ferramentas de desenho vetorial que não o deixa a desejar frente aos de grande renome da área. Apesar de ainda não superar o InDesign ou o PageMaker, o software é uma ótima alternativa gratuita podendo agradar muito aos usuários iniciantes que necessitam de um software de diagramação, servindo como uma porta de entrada. Ainda assim, é muito encorajado tanto por profissionais quanto por iniciantes avançados.

O formato de arquivo do Scribus é baseado no XML e tendo o seu código aberto e livre, sendo totalmente documentado. Documentos tipo OpenDocument podem ser importados, assim como RTF, Microsoft Word .doc e HTML (com algumas limitações em certos casos). O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos, além do SVG. Também oferece recursos de cores profissionais como CMYK.
Para adquirir o Scribus, faça o download no site oficial do software.
Crie, diagrame e invente o que quiser com esta ótima ferramenta de Editoração Eletrônica totalmente gratuita.
Comments