top of page

O PODEROSO SOFTWARE LIGHTZONE

LightZone é um software de código aberto (open source) de tratamento e correção de foto digital, que permite tratar e corrigir imagens da mesma maneira que seria possível em um laboratório fotográfico tradicional, um ambiente iluminado com luz vermelha, com cheiro de produtos químicos e imagens que aparecem sobre papéis brancos de forma mágica.



Se você tem a intenção de instalar um laboratório fotográfico em casa, mas não tem espaço? Não se preocupe, o LightZone resolve este problema, pois permite ter um laboratório profissional em casa sem ter que dedicar um quarto só para isso. Sem vapores químicos, sem manchar as mãos e sem ter que trabalhar com pouca luz. Talvez não seja tão apaixonante, mas é muito prático.


O programa é uma ferramenta potentíssima que permite tratar e retocar qualquer imagem digital até ficar perfeita, fazendo-o ser considerado um avanço em software de tratamento e correção de fotos que torna mais fácil e rápido em alcançar resultados de qualidade profissional, pois é projetado para fotógrafos e difere em muitos aspectos fundamentais dos programas de pintura de pixels (que o força a pensar em termos de pixels) ou usar conceitos matemáticos complexos, como histogramas e curvas, porém, para usá-lo não é obrigatório ser profissional e ter muita experiência em tratamento de imagens. Os filtros e estilos predefinidos que o LightZone inclui, facilitam muito o trabalho. Outro diferencial de destaque é que o software utiliza um modelo baseado na física da luz (óptica) e métodos derivados da experiência dos fotógrafos ao longo das décadas, quando em campo, atrás da câmera, e na câmara escura (ou obscura).


O programa permite tratar e/ou corrigir rapidamente um lote de fotos, com ótimos efeitos, estilos e ferramentas de fino ajuste. E como todo bom software de fotografia, ele tem suporte a arquivos RAW.


Inicialmente, o LightZone foi desenvolvido como software comercial pelas extinta Light Crafts, sendo agora totalmente gratuito pela colaboração de Fabio Riccardi, que divulgou seu código recentemente. O principal objetivo deste software é trabalhar com o fluxo de trabalho ao lidar com imagens em vários formatos RAW. É comparável ao Lightroom da Adobe, oferecendo suporte a arquivos deste famoso concorrente, além de ser compatível com câmeras digitais das marcas Canon, Fuji, Kodak, Leica, Minolta, Nikon, Olympus, Panasonic, Pentax, Ricoh, Sony e Samsung. Conta também com diversos efeitos e filtros para deixar as fotos do jeito que você quiser e é compatível com os seguintes formatos: JPEG, TIFF, DNG, RAW (ARW, CR2, CRW, DCR, KDC, MOS, MRW, NEF, ORF, PEF, RAW, SR2, TIF).


Em vez de camadas ou máscaras (como no Photoshop), o LightZone divide a imagem em 16 “zonas”. Você pode facilmente selecioná-las para alterar o brilho e contraste. Você também pode alterar partes de uma imagem desenhando com uma ferramenta de forma livre.

 


O LightZone também pode instantaneamente “re-iluminar” uma foto: dessa forma, o assunto vai parecer que foi fotografada sob diferentes condições de iluminação.


No geral, esta é uma ferramenta fantástica para deixar suas fotos bem surpreendentes.


Preto e branco, sépia, infravermelho, polarizador, luz de flash, etc. Você seleciona o filtro e o LightZone aplica as mudanças necessárias na hora. Se quiser, também pode editar e/ou criar filtros próprios. Enquadre a imagem, mexa no contraste, mude a cor, melhore o foco, crie máscaras... "Acenda a luz vermelha" e entre definitivamente para o laboratório digital!


História


As versões para o Windows , Mac OS X e Linux estavam disponíveis comercialmente. Embora a versão Linux foi gratuito em versões anteriores, o seu preço foi adaptado com o lançamento 3.5.


Em meados de setembro de 2011, o site do Light Crafts saiu do ar sem aviso prévio. É relatado que Fabio Riccardi, fundador da Light Crafts e o principal desenvolvedor do LightZone, agora está trabalhando como empregado da Apple, como evidenciado por seu perfil no LinkedIn. A versão final do Light Crafts era a versão 3.9, exceto para Mac OS X que tinha um bug-fix versão 3.9.2. O suporte contínuo LightZone, incluindo atualizações para deixar LightZone processar arquivos RAW dos novos modelos de câmeras, está sendo fornecido pelo voluntário Projeto LightZombie.


Em 22 de dezembro de 2012, o domínio LightZombie foi redirecionado para o novo site LightZoneProject.org, e um anúncio foi feito por Anton Kast (um dos autores originais do LightZone) que eles haviam negociado para liberar a fonte LightZone original como software livre (Open Source). Este está hospedado em https://github.com/AntonKast/LightZone


Em junho de 2013, os novos pacotes de LightZone foram liberados para GNU / Linux, Mac OSX e plataformas Microsoft Windows. Enquanto efetivamente idênticos em termos de recursos para a versão proprietária anterior (v3.9.x) esta versão foi lançada como v4.0.0 para distingui-lo como o primeiro sob a (BSD) licença livre.


Características


LightZone trata e/ou corrige imagens no formato RAW e JPEG.


LightZone pode criar e aplicar transformações de imagem pré-determinados, chamados de "estilos", para um lote inteiro de imagens em uma única operação. Usando estilos, fotógrafos fazem e salvam suas próprias compensações preferenciais para cada imagem RAW com base em câmera características específicas. Uma vez criado, um estilo é facilmente aplicado a várias imagens, permitindo que essas compensações da câmara padrão a ser aplicado a cada imagem antes de o fotógrafo nunca vê ou corrigi-lo.


LightZone é um tratador RAW não-destrutivo. Ele trata o original de imagem digital (tipicamente um arquivo RAW) como precioso e não editável. Quando LightZone trata e/ou corrige uma imagem digital original, um novo arquivo de imagem pós-edit resultante é criado (por exemplo, uma nova cópia JPEG) e do arquivo de imagem original é deixado inalterado. Por ser não-destrutivo LightZone preserva o "negativo digital" original, que contém o máximo de informações originalmente capturada pela câmera, e permite que as imagens adicionais com diferentes transformações a ser produzido a partir do original.


LightZone gera arquivos JPEG que contêm referências dos metadados para o local do arquivo de imagem original e um registro das transformações aplicadas durante o tratamento e/ou correção.


Porque os arquivos de saída JPEG que LightZone cria contém toda a história de transformação, os tratamentos ou correções sempre podem ser desfeitas em uma nova sessão de transformação, muito tempo depois que eles foram salvos. De fato, as mesmas transformações podem ser facilmente reajustados e transformações adicionais aplicados subsequentemente, para se obter mais melhorias da imagem. Além disso, uma vez que as transformações começam sempre com a imagem RAW original em vez de uma versão intermediária JPEG, artefatos de correção de compressão JPEG relacionados são evitados.


Prêmios


Em 19 de dezembro de 2007, foi premiado com uma LightZone MacWorld 's 23 Editors' Choice Award anuais.


Referências


Willis, Nathan (14 de Fevereiro, 2007). "LightZone para Linux oferece conversão de foto de qualidade comercial de graça". Retirado 31/12 2007.

"Anúncio de LightZoneProject - fonte LightZone re-lançado sob uma licença de software livre". LightZoneProject.org. 22/12/2012.

equipe Macworld (20 de dezembro de 2007). "Os 23 Editors' Choice Awards anuais" . Macworld . Retirado 31/12/2007.


Ligações externas


Site

https://github.com/AntonKast/LightZone

LightZone (link morto)

LightZone Projeto (substitui http://lightzombie.org/ - redirecionado como em 22/12/2012)

Revisão Software de LightZone 3.0

Revisão de LightZone 3.1

Uma breve revisão rápida, de LightZone 4.0


Web Site Oficial para download: http://lightzoneproject.org/



Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2024 por RXS - Luz Imagem Fotografia

                           CNPJ: 46.411.341/0001.50

bottom of page