top of page

O FABULOSO SOFTWARE GIMP 2.10

Atualizado: 23 de jan. de 2020

GIMP é um programa de código aberto (Open Source) que possui excelentes recursos, voltado principalmente para criação e edição (manipulação) de imagens (fotos entre outras), e em menor escala também para desenho vetorial. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, desenhos, pinturas, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.


Sua interface de trabalho é bem intuitiva e considerando as funções e requisitos para profissionais que o GIMP oferece, faz dele um dos poucos que pode ser comparado com outros softwares comerciais da mesma categoria.



O software foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projeto para a faculdade, como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop e que amadureceu bastante, e hoje alcança expressiva popularidade sendo utilizado por hobbistas e profissionais. Atualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários e licenciado oficialmente pelo Projeto GNU General Public License.


Assim, como o Photoshop, versões anteriores do GIMP não é voltado à fotografia e sim ao Designer Gráfico, apesar de ser muito utilizado para tratamento e melhorias em fotos. Porém, com essa nova versão, contém também algumas ferramentas voltadas à fotografia.


A sigla GIMP originalmente significava General Image Manipulation Program; em 1997, foi mudado para GNU Image Manipulation Program.


O GIMP foi um dos pioneiros em relação a projetos de código aberto voltados a usuários finais. Outros projetos famosos, como o GCC, ou o Linux, foram voltados principalmente a desenvolvedores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto poderiam gerar produtos voltados a usuários finais, abrindo um precedente ao que levaria ao desenvolvimento de outros projetos voltados ao usuário desktop mercado como GNOME, KDE, Mozilla entre outros.


Em sua interface inicial de versões anteriores, éramos apresentados ao mascote oficial do GIMP, o Wilber. Porém com a nova versão, isso mudou.



Lançado em abril de 2018, o GIMP 2.10 é a conclusão de seis anos de trabalho para que fosse possível a portabilidade para um novo sistema de processamento de imagem, o GEGL (Biblioteca Gráfica Genérica, em tradução livre), iniciada na versão 2.6, que permite processamento de alta profundidade, conforme a Nota de Lançamento.


O GIMP 2.10 tem agora suporte para HiDPI (Retina Displays), e apresenta uma nova interface escura (Dark) como padrão e com ícones diferenciados de sua versão anterior. No entanto pode escolher outros 3 temas (Gray, Light e System) de interface disponíveis, como também os ícones que também podem ser alterados conforme o gosto do usuário.


Essa nova versão traz muito mais recursos novos, incluindo ferramentas novas e aprimoradas, melhor suporte a formatos de arquivo, várias melhorias de usabilidade, suporte a gerenciamento de cores renovado, uma infinidade de melhorias direcionadas a pintores e fotógrafos digitais.


Além das novidades referidas, destaque ainda para:


- Gerenciamento de cores reformulado.

- Dois grupos de modos de mesclagem: legacy (perceptual) e default (principalmente linear).

- Ferramenta Transformação unificada: simplifica a criação de várias transformações, como dimensionar, girar e corrigir perspectivas de uma só vez.

- Ferramenta Transformação de distorção: Essa nova ferramenta permite fazer transformações localizadas, como aumentar ou deslocar pixels com um pincel macio e desfazer o suporte. Tais ferramentas são comumente usadas em fotografia de moda para retoques.

- Ferramenta de mesclagem se torna ferramenta Gradiente e recebe edição na tela.

Suporte a textos na vertical.

- Melhorias na fotografia digital: Alguns dos novos filtros baseados em GEGL são especificamente voltados para a fotografia: Exposição , Sombras, High Pass , Wavelet Decompose , Panorama Projeção e outros.

- Melhorias de usabilidade.

- Visualização, edição e preservação de metadados.

- Interação na tela.

- Entre outros. Para saber mais, consulte a Nota de Lançamento.


No site GIMP Brasil, encontrará links para download do software atualizado, fora outras informações e ferramentas para instruí-lo em criar, editar (manipular) e tratar imagens.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2024 por RXS - Luz Imagem Fotografia

                           CNPJ: 46.411.341/0001.50

bottom of page